Cultura



 Cultura Do Lautem


O desenvolvimento de uma comunidade Centro Cultural em Lospalos, Lautem, é grande projecto da MHI, a ser realizado em parceria valorizado com a Secretaria de Estado de Turismo, Arte e Cultura, Governo de Timor-Leste. Através de um processo encenado, artes e cultura recinto está a ser criada no site do Merkadu Antigu (Old Market Português) em Lospalos centrais. O Centro é actualmente composta por um grande espaço aberto desempenho do ar, vestiários bastidores e arrecadação e um espaço para quiosques e caixa de passagem. Isto é complementado por dois escritórios; um estúdio de dança; uma pequena galeria e um estúdio de artes visuais. fases futuras do projeto destinam-se a incluir um centro de aprendizagem café e loja, museu, galeria de arte e.


Os planos são para o Centro de oferecer programas culturais de desenvolvimento e eventos para a população local e turistas, e o desenvolvimento de habilidades em artes, artesanato e turismo cultural. Actividades destinam-se a apoiar a manutenção do património cultural; inspirar a criatividade e respeito pela diversidade; promover a coesão social e viabilidade econômica para Lospalos e da área mais ampla. A Secretaria de Estado da Arte, cultura e turismo suporta o Centro, fornecendo uma pequena equipe de oficiais e de segurança e pessoal de limpeza. Como ainda não há atividades estão sendo implementadas por esse pessoal, por isso nesse ínterim, muitas mãos oferece um programa diário no centro para jovens e programas de extensão incluem mural de-criação, em outras comunidades locais. Estes são liderados pelo talentoso artista local Youth Program Officer Cesario Lourdes, formado em Dili na escola Arte Moris e em estúdio. O nosso pequeno Vida Arte Galeria abriga exposições regulares, a partir de informações património cultural às obras por alunos do programa de jovens.

Muitas mãos também acolher visitas regulares de artistas da Austrália e de outros países que vêm para compartilhar habilidades e conhecimentos com os habitantes locais Lautem. Projectos até à data têm coberto artforms da música para dançar, escrita criativa, teatro, vídeo contação de histórias e muito mais. Um festival cultural da comunidade realizada em 2013 envolveu 500 participantes locais de todas as cinco sub-distritos ao longo de dois dias de festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário