Turismu Lautem

Lagoa Ira-Lalaro


 O lago Timor Leste conhecido como Ira Lalaro é um belíssimo oásis cercado por pastagens plana na costa do norte e por pântanos na costa sul, mas tome cuidado para não ficar tão encantado que você ter comido por um dos crocodilos copiosas do lago.

O lago é um corpo auto-suficiente de água que senta-se em uma depressão na terra. A costa norte oferece excelentes vistas para o lago com as montanhas e exuberante floresta ao fundo e pastagem está repleta de búfalos chafurdando em seus buracos de natação. Bucólico que isso possa ser, é pântanos na costa sul que definir este lago para além dos outros. A paisagem oferece vistas de árvores meio afogado que chegam para trás como um bayou assombração. Enquanto o lago e seus arredores estão cheias de todos os tipos de natação vida entre os troncos submersos é a enorme população de crocodilos estuarinos que distinguem o lago. Pensa-se que mais de 300 dos animais são embalados para a área relativamente pequena. Uma das razões que os animais têm quase tomadas sobre o marco natural é que a tribo nativa considerar os crocs para ser animais do totem sagrado que não estão a ser caçados.

Pântanos e crocs são normalmente associados com o Sudeste americano, mas este lago dá a albufeira tradicional uma corrida para seu dinheiro. Os estranhamente belas paisagens do Lago Ira Lalaro pode ser atraente, mas eles também embalar completamente a mordida.



Ilha de Jaco , Timor-Leste. Foto e texto publicado no perfil de Crispim Costa

A ilha de Jaco
Jaco é uma ilhota. Está situada na ponta mais Oriental da ilha e dista cerca de 300 km da capital Dilí. Em Fataluku diz-se TOTINA por estar separado da ilha principal, a ilha de Timor. Totina vem da palavra “Tóte”=desligar.
Apresenta aproximadamente 10 Km² de área, e sua maior altitude por volta de 100 metros. É separada da ilha principal por um canal estreito, o que permite a travessia apenas por pequenos barcos (canoa/ beiros). A areia parece veludo, a temperatura da água parece caldo, o coral é no mínimo fantástico… o paraíso! Os timorenses acreditam que se trata de um lugar mágico e, por isso, mantêm a minúscula ilha intocada. Faz parte do sub-distrito de Tutuala. Inabitada, é considerada sagrada pelos povos autóctones, tornando-se proibido de por lá pernoitar, apenas a visita diurna. Para além da sua beleza natural, com praias de areia branca, Jaco é habitat de espécies de aves endémicas, entre as quais se incluem Macropygia magna, Pachycephala orpheus. Reconhecendo esse facto e interesse de Jaco para a conservação da biodiversidade, a ilha foi incluída no Parque Nacional Nino Konis Santana, o primeiro Parque Nacional de Timor Leste, criado a 3 de Agosto de 2007 pelo Departamento de Áreas Protegidas e Parques Nacionais do Estado timorense.









Sem comentários:

Enviar um comentário